Seguidores

quarta-feira, 21 de março de 2012

De olho na postura!

Gestos simples e repetidos como carregar bolsas, assistir televisão, dirigir, lavar louça, entre outros, de forma errada podem levar a dores muito incômodas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população mundial sofrerá de dores nas costas em algum momento da vida.

A longo prazo, as dores nas costas, podem colaborar para o envelhecimento precoce da musculatura entre as vértebras e levar a dores cervicais ou lombares.

A coluna é essencial para a sustentação do nosso corpo, além de absorver e dissipar as sobrecargas. Graças a ela podemos girar e mexer para frente, para trás e para os lados; Muitas pessoas não sabem que músculos de várias partes do corpo, como tronco, pernas, braços, pelve e pescoço, estão ligados à coluna.
As consequências de uma má postura incluem: tensões musculares, dores de cabeça, dores no pescoço, artroses, hérnias e compressões das articulações.

Padrões emocionais de sobrecarga, baixa auto-estima, depressão e ansiedade podem estar relacionados com a má postura, já que infuenciam a forma de nos mostrarmos para o mundo.

A postura ideal é aquela em que há equilíbrio entre os músculos e ossos, distribuindo o peso entre os dois lados do corpo.

A melhor postura para se deitar: quadril, ombro e cabeça devem estar alinhados. Use almofadas entre as pernas e os braços, e opte por colchões de alta densidade;

A melhor postura para se sentar: apoie o corpo sobre a parte anterior do ísquio (ossa da pelve que sentimos quando sentamos sobre a mão). Com os pés paralelos e plantados no chão, forme um ângulo de 90 graus com os joelhos. Prefira cadeira com encosto;

A melhor postura para ficar em pé: distribua o peso do corpo entre os calcanhares e a região abaixo dos dedos dos pés, que devem ficar paralelos;

A melhor postura para abaixar: com a cabeça alinhada à coluna, flexione o quadril, joelhos e tornozelos para alcançar o chão. Ao levantar um objeto mais pesado, apoie um dos joelhos no chão.

Para aliviar as dores e tensões nas costas e musculares, massagens terapêuticas podem ser muito eficazes, além da reflexologia; ambas liberam endorfinas no nosso organismo, proporcionando bem-estar.
A reflexologia regula ainda as funções do nosso corpo, diminuindo as dores e equilibrando todas as funções.

Para ajudar nos padrões emocionais, os florais podem ser uma ótima pedida.

Viva a saúde!

Texto baseado no livro "De olho na postura" dos autores Christina Ribeiro e Victor Liggieri da Summus Editorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário