Seguidores

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O poder da uva


A partir da décda de 90 começaram a surgir diversos estudos comprovando os efeitos benéficos do consumo moderado de vinho tinto na prevenção de doenças. As uvas, os vinhos tintos orgânicos e sucos de uva são ótimas fontes de polifenóis, antioxidantes que evitam e atenuam os efeitos indesejáveis dos radicais livres.

O consumo moderado de vinho tinto e o consumo de suco de uva é capaz de inibir a formação do LDL - o colesterol ruim, devido a presença de flavonoides - substâncias que previnem doenças cardiovasculares, tais como AVC, infarto e colesterol alto.

Os flavonoides aumentam ainda as taxas de HDL, o bom colesterol, e ajudam a inibir a produção de substâncias responsáveis pelo enrijecimento das artérias.


As uvas escuras são fonte de quercetina e resveratrol, que conferem propriedades anti-inflamatórias, imunomoduladora e anticancerígena por inibição de crescimento das células tumorais. O resveratrol é um potente antioxidante, que auxilia no combate aos radicais livres prevenindo e retardando o envelhecimento precoce, a perda de vitalidade e por consequência o surgimento de doenças como o mal de Alzheimer.


Os polifenóis também estão presentes nas sementes da uva e no óleo de semente de uva, por isso as sementes são usadas como matéria-prima de cremes e loções que auxiliam a manter a pele mais jovem.

COMO ENCONTRAR
  • Suco de uva integral orgânico: 100% natural, elaborado a partir do cozimento de uvas cultivadas por processo orgânico, sem a utilização de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Sem adição de açúcar, conservantes e álcool.
  • Vinho tinto sem álcool: bebida fermentada de uvas vermelhas. É desalcoolizado e não contém açúcar. Não apresenta restrição de consumo.
  • Vinho tinto orgânico: bebida obtida de fermentação natural de uvas orgânicas cultivadas por processo orgânico, sem a utilização de fertilizantes químicos, agrotóxicos e conservantes. Por conter álcool, deve ser ingerido com moderação.
  • Cápsulas de Vittis vinífera: obtidas a partir do extrato de sementes de uvas vermelhas.
Fonte: DREOSTI, I. Antioxidant Polyfenols in tea, cocoa and wine. Nutrition, 16 (7/8): 692-694, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário