Seguidores

segunda-feira, 21 de março de 2011

Melancia: uma fruta saborosa e ótima para a saúde!


A melancia é repleta de água e potássio, por isso ajuda a hidratar o corpo e equilibrar a pressão arterial.
Vejamos os grandes benefícios da melancia:


1. Controle da pressão:
o potássio é o mineral responsável por manter a pressão arterial sob controle, evitando o risco de infartos ou derrames. Rica em potássio, a melancia reduz arritmias cardíacas e garante a elasticidade dos vasos sanguíneos.


2. Sem inchaços:
outra fução importante do potássio e, consequentemente da melancia, é ajudar a equilibrar a quantidade de água presente nas células. Assim, a fruta diminui inchaços e ameniza a celulite. Esse benefício também é potencializado porque aproximadamente 90% da melancia é composta por água, que, por sua vez, participa da hidratação da pele, cabelos e unhas.

3. Anticâncer: graças ao licopeno, em parceria com a vitamina C (substâncias que combatem a ação nociva dos radicais livres), a melancia ajuda a evitar a formação de tumores. O licopeno é um poderoso antioxidante, que auxilia na prevenção de de alguns tipos de câncer, em especial o de próstata.

4. Contra impotência:
devido ao poder da vasodilatação, que melhora a circulação sanguínea, o consumo da melancia facilita a ereção. Por isso, a fruta pode ser considerada um alimento afrodisíaco.


Observações importantes:
a parte branca da melancia contém celulose, substância não digerida pelo organismo, o que pode causar dor de barriga. Assim, evite consumí-la.


A frutose - açúcar - presente na melancia é rapidamente assimilada na corrente sanguínea, por isso diabéticos devem consumir a fruta com moderação.


Consumir 1 fatia de melancia 15 minutos antes das principais refeições pode ajudar a emagrecer, já que a grande quantidade de água ocupa parte do estômago, fazendo você comer menos.


Bom apetite e boa semana a todos!!!


FONTE:
Revista Sua Saúde. Ano 2. Número 4. 2011. Editora Alto Astral.

2 comentários: