Seguidores

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Shantala: um toque para tranquilizar seu bebê


Dar maior segurança e tranquilidade ao bebê e, ao mesmo tempo, desenvolver sua parte psico-motora e inteligência são vantagens da Shantala, massagem milenar que é tradicionalmente passada de mãe para filha na Índia. Ao mesmo tempo que a criança se torna mais tranquila, pode apresentar um desenvolvimento físico, mental e emocional superior a média, tornando-se perspicaz e ativa.

A principal finalidade da Shantala, porém, é o contato, o toque, a relação da mãe com o bebê, a manutenção do vínculo intra-uterino.

Como pontos positivos a Shantala auxilia a criança no seu autoconhecimento e auto-confiança, proporciona a descontração muscular, o relaxamento, libera tensões, alivia cólicas, diminui insônias, previne bloqueios e ameniza traumas.

Foi Fredérick Leboyer, médico francês, que em uma de suas viagens à Índia, descobriu, aprendeu e conseguiu fotografar esse tipo de massagem, escrevendo e lançando um livro em 1976, em que fala da técnica de forma poética. Ele homenageou a sua modelo e instrutora dando à massagem seu nome: Shantala.

A Shantala se aplica a todos os bebês, salvo contra-indicações como infecções, câncer, afecções contagiosas de pele, entre outras. É indicada para bebês a partir de 1 mês de idade em diante e até quando ele quiser, ou a atividade da mãe o permitir.

Além da mãe, o pai também deve aprender a Shantala, a fim de desenvolver ainda mais o vínculo pai e filho.

Lembrem-se sempre que crianças seguras, tranquilas, equilibradas e saudáveis serão futuros adultos sem traumas, sem neuroses. A Shantala é um trabalho altamente preventivo que proporcionará ao mundo seres mais felizes e equilibrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário