Seguidores

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

As maravilhas do alecrim na aromaterapia!


Ai, que delícia é o cheirinho de alecrim... eu simplesmente amo esse aroma! Além de ser extremamente agradável, o óleo essencial de alecrim (Rosamarinus officinalis) é considerado muito versátil, devido às suas grandes propriedades.

A versatilidade do óleo de alecrim indica a sua utilidade para um grande número de problemas físicos e emocionais. No passado, essa erva representou um grande papel na vida cotidiana dos ingleses; afora seus muitos usos, ele simbolizava a lembrança, o amor e a lealdade, tanto nas casamentos quanto nos funerais, e também era utilizado para curar a dor de cabeça e as dores do coração.

O alecrim é um excelente estimulante físico e mental, e por isso anima a quem está cansado e tem muitos afazeres, além de elevar o astral quando a depressão começa a se fazer presente; ainda como estimulante mental, ele é sempre útil, deviso ao seu poder de ativar a memória.

Por possuir incríveis propriedades, o alecrim é indispensável para os problemas emocionais, porque auxilia as emoções primárias e secundárias com muito maior eficácia do que todos os outros óleos.

Suas propriedades: anticatarral, antiinflamatório, antiespasmódico, fungicida, desintoxicante do fígado e da vesícula biliar, estimulante da circulação, estimulante mental, desperta a alegria e atenua a depressão.

CUIDADOS: o óleo essencial de alecrim não deve ser utilizado por hipertensos e por crianças hiperativas.

FONTE: PRICE, S. Aromaterapia e as emoções: como usar óleos essenciais para equilibrar o corpo e a mente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. 316p.

Para usufruirmos do alecrim na culinária, aí segue uma receita:

Bruschetta de tomate, manjericão e alecrim:
Ingredientes:
1 colher (sopa) de folhas de manjericão picadas;
6 fatias de pão italiano;
2 tomates maduros, sem sementes, picados em pequenos cubos;
2 dentes de alho crus amassados;
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem;
sal a gosto;
1 colher (sobremesa) de alecrim fresco picado;
1 dente de alho inteiro.

Modo de preparo: Esfregue o dente de alho na superfície do pão antes de assar e pincele um pouco de azeite. Coloque as folhas de alecrim sobre o pão. Misture os demais ingredientes numa tigela e reserve. Asse o pão em forno aquecido a 180 graus. Retire do forno e cubra com a marinada de tomates. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário