Seguidores

sábado, 17 de julho de 2010

Mel: alimento e fonte de energia


O mel é um alimento altamente energético, rico em vitaminas e minerais, devendo ser consumido diariamente para aumentar a vitalidade e diminuir o cansaço físico e mental, combatendo o estresse da vida diária.

O mel puro é composto por açúcares, proteínas, cera, sais minerais e resíduos indeterminados; mas apesar de podermos classificá-lo quimicamente, não foi possível, até hoje, produzí-lo em laboratório, pois existe um componente incorporado pelas abelhas que o homem ainda não conseguiu descobrir.

O mel cristaliza naturalmente pela ação do frio, e retorna ao estado líquido pelo aquecimento, não devendo ser aquecido acima de 40 graus celsius para evitar perda de vitaminas.

A cor, sabor e cheiro do mel variam de acordo com a área onde foi produzido, ou seja, das flores em que foi colhido o néctar usado pelas abelhas para sua fabricação.

Propriedades do mel conforme a floração:

Mel da flor de eucalipto: expectorante, indicado em qualquer infecção respiratória; possui poderes antissépticos e ajuda combater infecções intestinais e urinárias;

Mel da flor de laranjeira: tranquilizante natural, acalma palpitações e combate insônia. Regulador dos intestinos;

Mel da flor do assa-peixe: depurativo do sangue, expectorante e anti-gripal;

Mel da flor de bracatinga: raro e de paladar amargo, porém extremamente medicinal. Age sobre estômago, fígado e intestinos; também ajuda a equilibrar a taxa de glicose no sangue, podendo ser utilizado por diabéticos e hipoglicêmicos;

Mel silvestre: proveniente de diversas flores, é fortificante para crianças, adultos e idosos.

Para fins terapêuticos deve-se consumir 1 colhar de sopa do mel por dia.

Adoçe sua vida com mel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário