Seguidores

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Musicoterapia: escolha suas músicas e sons preferidos, e sinta os benefícios dessa prática!


A musicoterapia é a utilização de sons e músicas para fins terapêuticos. O som é capaz de atingir os campos físico, mental e emocional de um indivíduo, sendo capaz de proporcionar:
  • Habilidades sócio-comunicativas;
  • Expressão corporal e emocional;
  • Energia e tônus muscular;
  • Trabalha as funções cognitivas (atenção e concentração);
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Regula pulsação e pressão sanguínea;
  • Aumenta a capacidade respiratória;
  • Estimula a coordenação motora;
  • Intensifica tratamentos médicos.
Cada indivíduo tem sua identidade sonoro – musical, ou seja suas preferências musicais, que é formada de modo diferenciado em cada um: sons que os pais ouviam durante a gestação, sons ouvidos na infância, adolescência, na televisão, sons da natureza, entre muitos outros.

Nessa formação estão englobados os sons universais de todo ser humano (exemplos: grito, choro, sons da natureza), a carga cultural que ele carrega, o grupo onde vive, as oscilações do cotidiano e o modo como ele sente as diferentes emoções desde a gestação, provenientes de suas influências sonoras.

Na 23ª semana de gestação o feto se habitua aos sons e reage quando o som é repetido; na 28ª, o número de batimentos cardíacos se altera quando o feto ouve sons; e na 34ª, o feto pode ser condicionado a reagir a sons familiares.

Para experimentar a musicoterapia em casa, é interessante descobrir quais são os seus instrumentos musicais preferidos, assim como cantores, bandas, sons da natureza, músicas que remetem à boas lembranças, enfim, as preferências sonoras em geral, a fim de ajudar na escolha de músicas e sons que despertam a sensação de bem-estar, felicidade e memórias positivas.
A música não cria coisa alguma, mas intensifica como se fosse um ressoador que reforça, em cada indivíduo, aquilo que já existe nele.

Proponho que você faça uma lista e procure as músicas e sons que selcionou, coloque no som de sua casa em alto e bom som, e deixe a mente, o corpo e as emoções fluirem através das músicas. Cante, dance, desenhe, faça o que tiver vontade, e sinta o poder da música.


Nenhum comentário:

Postar um comentário