Seguidores

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Cuidados na gestação


A evolução da gestação é determinada por vários fatores, entre eles a nutrição.

Mães saudáveis costumam gerar bebês saudáveis, enquanto mães desnutridas geram bebês de baixo peso ao nascer. Mulheres obesas tem maiores chances de sofrer complicações obstétricas, incluindo trabalho de parto prolongado, cesariana de maior risco cirúrgico, hipertensão e diabetes gravídica. Embora o excesso de peso seja ruim, a restrição calórica também traz riscos, por isso a gestante obesa não deve seguir nenhuma dieta de emagrecimento sem a orientação de um médico e de um nutricionista.

Dietas severas de emagrecimento ou de consumo exclusivo de proteínas, que levam a uma intensa "queima de gordura" durante dias seguidos, são associadas com morte fetal ou neonatal.

A gravidez é um período no qual o filho, no ventre, encontra-se completamente vulnerável nas mãos da mãe natureza e da sua própria mãe. Se a mãe bebe, o bebê também bebe, se fuma, ele fuma, se usa drogas, ele fica drogado. Tanto o álcool, como o tabaco, maconha, cocaína, anfetaminas, tranquilizantes e narcóticos são prontamente passados da circulação da mãe para a circulação do feto. Por isso, é importante não fazer uso de qualquer dessas substâncias durante a gestação, o que deve ser prolongado por todas as outras fases da vida para obtenção de saúde.

A pêra e a mulher: segundo os orientais, a pêra acalma a gestação, sedando a mãe e acalmando a agitação do feto em seu ventre. A pêra acalma as tensões pré-menstruais. A forma de útero sugerida pela pêra é vista pela medicina oriental como um "testemunho da natureza", endossando a sua indicação na gravidez, no climatério ou nas tensões pré-menstruais.

Mulheres grávidas devem comer pêras sob a forma de sucos, de fruta fresca, assada ou cozida. Segundo o pensamento ocidental, vale a recomendação, uma vez que é uma fruta rica em líquidos, potássio e fibras.

Uma boa receita é o suco de pêra com hortelã, indicado para acalmar o feto e a mãe, quando agitados e ajuda a diminuir o calor do verão; basta bater uma pêra com 1 copo de água e 4 folhas de hortelã.

Evitar na gravidez:

Cafeína na forma de café, chá-preto, mate e refrigerantes tipo "cola", pois afeta a frequência cardíaca e a respiração do feto;
Canela, em excesso pode ser abortiva;
Temperos fortes como pimenta, pimentão e excesso de alho, pois podem causar azia;
Bebidas gasosas, porque aumentam os gases estomacais, causando desconforto;
Frituras e excesso de alimentos em uma mesma refeição, pois fermentam e causam estagnação de alimentos no estômago;
Adoçantes artificiais, estudos mostram que estão relacionados até mesmo com Mal de Alzheimer.

Fonte: CURVO, J.; TUCHE, W. As cinco estações do corpo. Rio de Janeiro: Rocco, 2001. 154p.





Nenhum comentário:

Postar um comentário