Seguidores

sábado, 10 de outubro de 2009

As propriedades medicinais do gengibre!


Como planta medicinal o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Natural da Ásia e cultivado em climas tropicais, o gengibre era considerado pelos sábios chineses como um alimento espiritual, capaz de ligar o homem comum aos deuses. Uma das primeiras especiarias a chegar ao Ocidente, foi usado há milhares de anos na China e Índia por suas notáveis propriedades medicinais para combater pragas e infestações. Seus odor era espalhado nos ambientes por meio de umas bolotas impregnadas com a substância aromática. Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriados, dores de garganta, cólicas menstruais, enjoos, náuseas e má circulação sanguínea. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores musculares, de cabeça e na coluna.

O gengibre já é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por suas propriedades terapêuticas digestivas, sendo utilizado, inclusive, para ajudar na digestão de alimentos gordurosos.

O uso do chá de gengibre, do gengibre cru ou cristalizado pode ser contra indicado em casos de irritação da mucosa da boca e em outras membranas mucosas. No Japão, massagens com o óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas na coluna e nas articulações.

O gengibre pode ser muito utilizado na culinária como condimento. Ele possui um sabor picante, e pode ser colocado tanto em pratos salgados como em pratos quentes.

A seguir, um exemplo de como se utilizar o gengibre na culinária:

Bolo de gengibre e noz - moscada

Ingredientes: 1 colher (sopa) de gengibre moído, 1 colher (chá) de noz - moscada ralada, 250 gramas de manteiga, 250 gramas de açúcar mascavo, 375 gramas de farinha de trigo, 2 colheres (chá) de bicarbonato, 1 ovo batido, 300 ml de leite.

Modo de preparar: Derreta a manteigae o açúcar. Deixe esfriar um pouco. Peneire os outros ingredientes secos numa vasilha, junte o ovo, o leite e adicione à mistura de manteiga e açúcar, batendo bem. Despeje em uma forma untada e asse a 170 graus por cerca de 1 hora e meia. Desenforme e deixe esfriar.

Fonte:
CORAZZA, S. Aromacologia: uma ciência de muitos cheiros. 2 ed. São Paulo: Senac, 2004.

Um comentário:

  1. Ah! Adorei, vou copiar a receita!
    Sou fã das balinhas de gengibre!!! Nada melhor pra garganta!!

    ResponderExcluir